Reservas

City Tour pela grandiosa São Paulo (III)

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. Cosmopolita e superlativa, está conectada com o que há de mais contemporâneo. Contudo, ela também está ligada ao seu passado. Seu Centro Histórico é um irresistível convite para que as pessoas voltem no tempo. Dando prosseguimento à nossa série de textos sobre os pontos turísticos de São Paulo, desta vez vamos retratar uma área cheia de atrativos, localizada justamente onde a metrópole foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, por padres jesuítas. Um passeio que ninguém pode deixar de fazer quando estiver em São Paulo. A OK Transfer pode proporcionar isso em seus veículos executivos, como as vans, que podem transportar sua família e seus amigos. Faça um city tour e descubra a maior cidade do País!

III Pátio do Colégio Centro de São Paulo
O Pátio do Colégio

Pátio do Colégio

Embora a construção não seja a mesma de 1554, quando foi criada a escola de jesuítas que deu origem a São Paulo, há ainda uma parede de taipa de pilão que remonta a 1585. Em 1979 foram erguidos o Museu e a Capela Anchieta, após o edifício ter sediado o Palácio dos Governadores desde 1765, e a Secretaria da Educação de São Paulo, a partir de 1932. O acervo do museu reúne mais de 700 objetos. Entre eles relíquias do Padre Anchieta em uma das salas. Há ainda uma maquete de como a cidade era no século XVI e obras de arte sacra. Todos os dias são celebradas missas, às 12h. Aos domingos, elas ocorrem às 10h.

Catedral da Sé

Imponente, com seus 92 metros de altura e 111 metros de comprimento – que tomam um quarteirão inteiro –, a Catedral da Sé está localizada diante do Marco Zero da cidade. É um dos cinco maiores templos em estilo neogótico em todo o mundo. Em seu interior há mosaicos enormes em estilo bizantino.

III Catedral da Sé
Vista frontal da Catedral da Sé

É possível visitar a cripta, na qual estão sepultadas algumas das personalidades mais importantes da história de São Paulo. Entre elas o cacique Tibiriçá, importante líder indígena, cujo papel foi fundamental na fundação da cidade.

Convertido e batizado pelos jesuítas Padre Anchieta e Leonardo Nunes, repeliu um grande ataque efetuado por índios tupis, carijós e guaianás em 9 de julho de 1562. No mesmo ano, em 25 de dezembro, morreu, vítima de uma peste que atingiu a aldeia.

III Theatro Municipal 2
Vista interna do Theatro Municipal

Theatro Municipal

Saindo da esfera religiosa, outra atração especialíssima localizada no Centro Histórico é o Theatro Municipal. Ícone da maior metrópole do País, tem a fachada inspirada na Ópera de Paris. Projetado em 1911 para receber a alta sociedade paulistana por Ramos de Azevedo e os italianos Domiziano e Claudio Rossi, abrigou em 1922 a marcante Semana de Arte Moderna, que revolucionou a cultura brasileira. Se por fora a edificação mostra influências renascentistas e barrocas, o interior é impactante, com vitrais, mosaicos e um lustre com sete mil cristais belgas. É sede da Orquestra Sinfônica Municipal e do Balé da Cidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre as atrações imperdíveis de São Paulo? Então, combine um passeio com sua família, reúna seus amigos, agende um veículo na OK Transfer e desfrute de momentos especiais naquela que é uma das maiores metrópoles do mundo!

Fotos: Divulgação

Publicações Relacionadas

Iniciar conversa.
Olá!
Como podemos ajudar?