Reservas

City tour pela grandiosa São Paulo (II)

Uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo é repleta de atrações para todos os gostos. A “cidade que nunca dorme” é excelente para ser explorada em todas as suas possibilidades, especialmente em grupos. Justamente por isso, uma city tour é um ótimo programa a ser feito. No primeiro texto desta série, os destaques foram o MASP e o Parque do Ibirapuera. Desta vez, vamos indicar outras duas atrações excelentes: a Pinacoteca e a Avenida Paulista. Para desfrutar dessa experiência, contrate um veículo da OK Transfer – como uma van, se a ideia for levar a família ou os amigos – e aproveite o melhor que São Paulo tem a oferecer.

II Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Um dos mais importantes museus do Brasil, a Pinacoteca está situada no centro de São Paulo. Construído em 1900 no Jardim da Luz, o edifício foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Já a fundação da Pinacoteca – também conhecida popularmente como Pina – data de 1905.

A Pinacoteca abriga mais de dez mil peças, compreendendo principalmente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX, sendo um dos acervos mais representativos do País. Há obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Lasar Segall, para citar alguns. Entretanto, destaca-se também a visão de artistas estrangeiros sobre o Brasil, seja por inspiração na iconografia nacional ou pela própria atuação artística. Isso fica claro na chamada Coleção Brasiliana. Esta reúne obras expressivas de diferentes fases, compreendidas na Coleção Nemirovsky ou na Coleção Roger Wright, entre outras.

II Casa das Rosas
Casa das Rosas, um dos últimos casarões remanescentes na Av. Paulista.

Avenida Paulista

Um dos locais mais importantes de São Paulo, a Avenida Paulista está localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste da cidade. Um dos principais pontos turísticos da maior metrópole brasileira, é polo financeiro, econômico, cultural e de entretenimento. Ao longo de seus dois quilômetros de extensão moram cerca de 200 mil pessoas. Hotéis, shoppings, restaurantes, bancos, empresas, consulados e hospitais estão situados na Avenida Paulista, assim como o MASP, o Parque Trianon, o Japan House, o edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Sesc. Há diversos consulados ao longo da via: África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Coreia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.

Com o tempo, os casarões foram dando lugar a edifícios, mas alguns resistem, como a Casa das Rosas. Obra do arquiteto Ramos de Azevedo, hoje é pública, abrigando uma biblioteca, exposições e lançamentos literários. A Avenida Paulista é também um ponto de realização de grandes eventos. Entre eles estão as festas de Réveillon, a Corrida de São Silvestre e as paradas do Orgulho LGBT. Mais recentemente, tornou-se local de manifestações políticas. Aos domingos e feriados, a avenida é fechada para veículos, ficando livre para atividades culturais, esportivas e de lazer.

Fotos: Divulgação

Publicações Relacionadas

Iniciar conversa.
Olá!
Como podemos ajudar?